O autor do livro, Marcelo Manoel de Sousa, é natural do Piauí e um dos alunos do Mestrado em Educação da Univás. Atualmente, Marcelo é pedagogo da Universidade Federal do Piauí.
Segue abaixo uma pequena descrição do livro, nas palavras do autor:
"O livro surgiu da necessidade de conhecer a Pedagogia enquanto ciência da educação, ou melhor, teoria da educação; mas também compreender o significado do curso de Pedagogia formador de professores. Tal necessidade ocorreu por conta do contexto dos trabalhos executados enquanto pedagogo do Núcleo de Assistência Estudantil no âmbito da Universidade Federal do Piauí-UFPI-CPCE.
Nesta IES tenho desenvolvido projetos estudantis e Orientação Educacional-OE voltado à comunidade universitária, foi nesse contexto em que se apresentou para mim o correspondente interesse em se aprofundar no campo epistemológico da Pedagogia. Área do conhecimento tão vasta quanto complexa em suas bases e desenvolvimentos argumentativos por meio dos mais diversos profissionais da área da educação envolvidos com o campo educacional.
Com isso, A Pedagogia e a Formação de Professores (2018) apresenta-se como uma obra de fundamental relevância para os pedagogos, professores e pesquisadores iniciantes que pretendem se aprofundar nas bases do conhecimento da Pedagogia. É lícito fazer uma advertência para o que se entende por Pedagogia. Entendida nos documentos oficiais no papel de curso de formação de professores das primeiras séries, agentes de serviços dos sistemas educativos, e professores de componentes pedagógicos em nível do Ensino Médio, contudo a Pedagogia é muito mais que um simples curso de formação profissional.
A Pedagogia é uma das ciências mais antigas da humanidade. Nasce com a tomada de consciência do ato educativo intencionalmente elaborado. Sua gênese funda-se no momento em que os indivíduos objetivam compreender a prática educativa e como se dá esta prática no sentido de replicar técnicas e conhecimentos oriundos da prática em espaço e tempo determinados, uma espécie de deslumbramento. Portanto, é uma tarefa que carece de continuidade, teorizar os processos práticos historicamente situados, para que o trabalho escolar não se dê de forma espontânea, mas fundamentada em investigações consequentes advindas da Pedagogia."
Para quem tenha interesse, o endereço eletrônico para contato com o autor é manoelsousa1985@bol.com.br