terça-feira, 15 de maio de 2018

Conhecendo um pouco mais da professora Susana

Meu nome é Susana Gakyia Caliatto. Nesta apresentação quero escrever sobre mim descrevendo fatos da minha vida além-lattes. Quer dizer, fazer uma apresentação que não está no meu currículo formal. Gakyia é sobrenome do meu pai. Muita gente não consegue ler ou falar espontaneamente o meu sobrenome de solteira, porque é de origem japonesa. Os íntimos me tratam apenas por “Su”, para família sou “Susi”, e, na época em que lecionei na educação infantil e no ensino fundamental, me chamavam “prô Su”.  

Nasci na capital paulista, mas fui criada no interior de São Paulo, nas cidades de Serra Negra e Amparo, onde resido até hoje. Em Amparo, aos sete anos dei o primeiro passo à socialização extrafamiliar. Ingressei no primeiro ano da educação básica, mas não revelo em que ano! Minha mãe não permitiu que eu e meus dois irmãos realizássemos a pré-escola (como se denominava a educação infantil). Ela acreditava que seriam anos demais de escolarização se as crianças começassem a ir à escola antes da idade obrigatória, isso lhe dava pena! Ficou assim definido, já que Dona Iracema foi uma verdadeira matriarca e comandava as decisões da casa.

Minha mãe praticava a espiritualidade kardecista, contudo, a capacidade de ver, ouvir e comunicar-se com o “além” não lhe antecipou que a sua filha caçula se tornaria amante dos textos, pesquisadora da área educacional e uma curiosa sobre aprendizagem e cognição, o que determinaria toda uma vida cercada pelos muros escolares. Ela partiu para o céu prematuramente aos 56 anos, um ano mais tarde ingressei na universidade São Francisco, em Itatiba, para cursar Psicologia.

O tempo de juventude vivi sem ostentação e fui “careta”, conforme se dizia na época sobre os jovens que não consumiam nenhum tipo de droga, incluindo álcool. Cresci em meio às discotecas e aos bailinhos de garagem. Isso foi em meados dos anos 80 e 90, por isso tudo que adoro hoje o que é classificado como Retrô. Curto demais ouvir Legião Urbana, Titãs (mais especificamente sou apaixonada por Nando Reis), Paralamas do Sucesso e Lulu Santos, citando os melhores do Rock nacional!


Gostar de música boa é uma conexão marcante entre mim e meu marido, o Du. Apesar de atuarmos profissionalmente em áreas diferentes (ele é da Têxtil) amamos ir juntos à shows de rock, contemplar a natureza e, na medida do possível, realizar esportes (semi) radicais. Esportes radicais pode ser um conceito relativo, dependendo da sua idade. A nossa paixão atual é conhecer as cidades do interior de Minas Gerais, as que são dotadas de montanhas e cachoeiras!

O meu marido sempre me apoia nos meus projetos. Nos casamos no ano que ingressei no Mestrado (fiz na área de Desenvolvimento Humano e Educação, bem como o Doutorado na UNICAMP).  Du e eu também atuamos juntos, firmemente, em atividades pastorais de nossa religião (Católica Apostólica Romana). Escolhi a Igreja Católica como instrutora da minha fé e nela ganhamos duas afilhadas de batismo que são privilegiadamente dotadas de beleza, inteligência e graça, a Gabriela (cinco anos) e Sophia (três aninhos), além de conquistarmos muitos amigos em Deus. 

Atuar em tantas frentes: esposa e madrinha presentes, boa filha e irmã, católica professante, professora universitária, professora e orientadora de pesquisa, editora de revista científica, não impediram que brotasse em mim, a ânsia de agregar mais uma atividade de estudo - a realização de um pós-doutorado que em Portugal se diz pós-doutoramento. Ingressei esse ano (e espero terminar ainda nesse semestre) na Universidade do Minho, em Portugal, para a realização da pesquisa na área de Psicologia Educacional.

Uma outra afinidade que vocês podem ter por mim (já estava esquecendo de mencionar) é amar os bichos... sou daquele tipo que não pode ver um cachorro vira-lata que o cumprimenta e compra um salgadinho para oferecer.

Assim, encerro as minhas considerações nessa apresentação. Espero que seja, de alguma forma, motivo para nossa aproximação, queridos leitores do Blog e outros futuros candidatos ao mestrado em Educação da Univás. Agradeço por sua leitura. Aguardo seu contato! Quem sabe numa próxima disciplina de créditos de mestrado ou numa futura orientação de dissertação (ou tese, uma vez que esperamos a aprovação do nosso Doutorado pela Capes em 2018) possamos nos aproximar! Bjs. 

Sra. Susana Gakyia Caliatto – O.P. 
E-mail para contato sugakyia@gmail.com

8 comentários:

  1. Para mim, é uma alegria ter a professora Susana como orientadora e companheira de pesquisa!

    ResponderExcluir
  2. Que bom conhecer um pouco mais de você, Susana! Beijo transatlântico!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você e ótima, Gina! Amo conhecer Portugal também... mas.... por ser transatlântico, já me sinto muito satisfeita com seu beijo!

      Excluir
  3. Gratidão é a palavra que me veio à mente quando terminei se ler esse texto. Gratidão por ter Susana como amiga, companheira de trabalho na educação básica e agora na Universidade, compartilhando conhecimentos oriundos das nossas pesquisas. Parabéns Susana por sua linda trajetória profissional e acadêmica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Companheirona Jussara! Sempre por perto na minha vida acadêmica e profissional.Ensinando e conduzindo com exemplos e carinho. A gratidão e recíproca, sem duvidas.

      Excluir
  4. Estimada professora Susana, muito bom conhecer um pouco de sua história de vida. Que Deus a abençoe e guarde, conduzindo-a protegida e em segurança. Sou grato pela partilha semanal de conhecimento em nossas aulas. Sua ajuda e direcionamento tem me auxiliado nos estudos e na vida. Obrigado. Obrigado. Obrigado.
    Abraço.

    Adival

    ResponderExcluir
  5. Partilha é a Palavra! Partilhar experiências, conhecimento, alegrias e bençãos... que bom que vc também veio partilhar, Adival. Tb sou grata! Sucesso!

    ResponderExcluir