As docentes Neide de Brito Cunha, Neide Cária Pena, Susana Gakyia Caliatto e Vânia dos Santos Mesquita apresentaram pesquisas no 6th International Congress of Educational Sciences and Development que ocorreu em Setúbal, Portugal, de 20 a 23 de junho deste ano. Segundo o site o GICAD (Grupo de Investigação sobre “Cognição, Aprendizagem e Desempenho”), “durante 3 dias mais de 700 congressistas, de 17 países diferentes, estiveram reunidos e partilharam mais de 1000 comunicações, entre Conferências, Sessões Práticas, Simpósios, Comunicações Orais e Posters”.
A professora Neide Brito participou do comitê científico do Congresso em Setúbal e foi convidada para coordenar o simpósio “Desafios e necessidades da avaliação no ensino fundamental: componentes cognitivos, emocionais e curriculares”. Neide Brito apresentou as comunicações orais: “Teste de Cloze: evidência de validade por processo de resposta”, e, em coautoria com a egressa Ana Cristina de Souza Xavier “Aprendizagem da escrita na fase da alfabetização: o que preconizam os documentos oficiais brasileiros”.
A professora Susana Caliatto coordenou o Simpósio “Variáveis Promotoras do Sucesso no Percurso Escolar/Acadêmico: Pesquisas do Brasil e de Portugal.” Neste Simpósio, além de coordená-lo, apresentou o trabalho de pesquisa: “Aspectos de Autorregulação nas Ações de Estudo de Estudantes Universitários no Brasil" que tem como coautora” a Profa. Dra. Neide Pena Cária, também da Univás.
O trabalho apresentado pela Neide Pena e Sandra Maria da Silva Salles Oliveira no Congresso foi em formato pôster e discutiu o postulado “Educação ao longo da vida” ou Lifelong learning, ou ainda lifewide learning; enfatizado pela Commission of the European Communities, via Unesco, no início do século XXI. Essa dimensão da educação ao longo da vida, como um dos pilares da construção dos sistemas educacionais em nível global, foi apresentada como paradigma de uma nova proposta de educação para a pós-modernidade, originada dos debates dos anos de 1970 (FAURE, p. 172) e retomada na década de 1990, no relatório da Unesco, dirigido por Jacques Delors (1996), com novas características.
O trabalho das docentes Neide Pena e Sandra Sales sistematiza temas de relevância para a compreensão do processo de mudanças que chegou ao cenário da educação nas últimas décadas, inclusive questões que envolvem a Nova Gestão Pública (NGP) no contexto da reforma e novo papel da escola.
A professora Vânia dos Santos Mesquita apresentou em Setúbal-Portugal os resultados parciais de duas pesquisas orientadas por ela, ambas em formato de Comunicação Oral, em coautoria com seus orientandos. A primeira teve por tema: “Gamificação e Metodologias Ativas como práticas docentes”, apresentado em coautoria com egresso do Mestrando em Educação da Univás, Bruno Amarante Couto Rezende, por meio da qual discute as percepções, a aderência, os benefícios e dificuldades que os professores encontram na aplicação de metodologias ativas e gamificação no ensino. E a segunda pesquisa foi “O papel do tutor na EAD: um estudo no sul de Minas Gerais” em coautoria com a egressa Ana Paula Vilela. O segundo estudo teve por objetivo “investigar as atribuições e o papel do tutor na EAD e, dessa forma, discutir os aspectos do trabalho deste profissional, com a finalidade de construir subsídios que possam auxiliar as instituições educacionais na concepção das ações dos tutores”.
X Colóquio de Psicologia Escolar e VI Seminário Internacional de cognição
As docentes Neide Brito e Susana participaram também do X Colóquio de Psicologia Escolar e VI Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho, entre os dias 28 e 29 de junho, em Braga/Portugal. Neide Brito coordenou o Simpósio “Estudos Universitários: variáveis cognitivas, contextuais e socioemocionais e apresentou a comunicação oral em simpósio “Competência de estudo e estratégias de aprendizagem em Universitários”.
A professora Susana apresentou, a comunicação oral parte do trabalho de sua pesquisa de pós-doutorado: “Procedimentos de Estudo no Ensino Superior: um Estudo Teórico-Reflexivo para a Construção de uma Escala para Estudantes do Brasil e Portugal”, que teve como coautor o Prof. Leandro S. Almeida, catedrático da Universidade do Minho, que também é supervisor de pós-doutorado da professora. E, em formato de pôster, a pesquisa: “Estratégias de aprendizagem dos estudantes do Ensino Superior: dados preliminares da construção e validação de questionário”, em coautoria com Carmelinda Araújo e Leandro S. Almeida, ambos da Universidade do Minho, Portugal.
A professora Neide Brito participou ainda, na Universidade de Vallodolid, na Espanha, no dia 04 de julho, da Formação do grupo de estudos para investigação da “Autopercepção de Competências Docentes no Ensino Superior” que resultou na composição dos seguintes integrantes: Prof. Dr. Leandro S. Almeida – Universidade do Minho–Braga/Portugal; Profª Dra. Maria Alfredo Lopes Moreira – Universidade do Minho – Braga/Portugal; Profª Dra. Maria José Ruiz Melero – Universidad de Murcia – Murcia/Espanha; Prof. Dr. Miguel Ángel Carbonero Martí- Universidad de Valladolid/Espanha; Prof. Dr. Luis Jorge Martín Antón – Universidad de Valladolid/Espanha.