A Aula Inaugural do segundo semestre de 2018 do Mestrado da Educação da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) foi realizada na manhã desta terça-feira, dia 14 de agosto, no Salão de eventos da Unidade Fátima. A aula foi presidida pela professora Sônia Aparecida Siquelli, que falou sobre o assunto “De antigas escolas profissionais aos campi da Rede Federal de Educação: Conservação e transformação”. O tema é fruto da pesquisa de Pós-Doutoramento na Faculdade de Educação, Departamento de Filosofia e História da Educação da Unicamp.
A temática da aula foi sobre a questão das instituições escolares que foram incorporadas pelo IEF Sul de Minas em 2008. “Instituições que tinham uma identidade antes de 2008, por exemplo, a escola de Inconfidentes que está completando 100 anos e tinha todo um histórico de formação e com a mudança passou a permanecer a um instituto federal como uma unidade. Investigamos transformações e avanços de escolas de Muzambinho, Machado e Inconfidentes “, conta Sônia Siquelli.
A atividade acadêmica contou com a presença do vice-reitor Luiz Roberto Martins Rocha. “Me sinto honrado e abençoado por compartilhar desse momento especial da professora Sônia Siquelli. Aproveito também para ressaltar a importância do Mestrado da Educação para a Univás, para Pouso Alegre, região, o estado de Minas Gerais”.
A pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Andrea Domingues, deu as boas-vindas aos ingressantes do Mestrado da Educação. “Vocês fazem parte de um grupo da sociedade muito importante para o Sul de Minas. É um grupo que vem trazendo discussões relevantes, formação e capacitação fundamentais, para que sonhemos com uma educação e um país diferentes”.
O coordenador do Mestrado da Educação, José Luis Sanfelice, disse que aula inaugural sinaliza para um momento de relevância fundamental com abordagens de experiências e resultados de pesquisas, que contribuem nacionalmente para a construção e o desafio que é a educação no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário