A palestra de encerramento do 1º semestre do Mestrado em Educação da Univás foi realizada no dia 2 de julho com o tema “Educação Inclusiva: reflexões sobre a (des)patologização do ensino e aprendizagem", com a presença professora Francisca Paula Toledo Monteiro, do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia de Lisboa (ULusófona). O evento foi realizado no Salão de Eventos da Unidade Fátima, que ficou lotado.
A presença da educadora foi possível por meio da parceria com Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ética, Política e História da Educação Brasileira (NEPHEB/Univás), do Mestrado em Educação. “Nosso objetivo é refletir sobre a patologização e medicalização da educação e as consequências na constituição subjetiva das crianças e jovens estudantes, além de propor caminhos para práticas não patologizantes. Este trabalho é o primeiro contato entre a ULusófona e Univás, com a finalidade de futuro protocolo e intercâmbio de conhecimentos e práticas para a formação dos discentes e docentes de ambas as instituições”, conta a coordenadora Centro de Estudos e Pesquisas em Educação da Univás, professora Sônia Aparecida Siquelli.
Sônia Siquelli ressaltou a importância da temática na abordagem da despatologização, uma vez que estamos inseridos na realidade de crianças, adolescentes e jovens, serem diagnosticados e medicados, como solução única para aprendizagem, o que na verdade pode caracterizar um equívoco em muitos casos e acarretar não só a não aprendizagem como um dependência a medicamentos, com danos a longo prazo.
Segundo a palestrante Francisca Monteiro, o alto índice de medicalização das crianças e jovens estudantes nos convoca à busca de caminhos que visem às práticas não patologizantes.
Para o coordenador do Mestrado em Educação, professor José Luís Sanfelice, parcerias como estas entre grupos de pesquisas, de universidades diferentes, de lugares e, no caso aqui, de continentes diferentes, são momentos enriquecedores de socialização de pesquisas, necessários para que a Ciência avance e de extrema importância quanto o futuro protocolo entre as universidades Univás e ULusófona.
A palestra recebeu além dos mestrandos em educação, representatividades da Educação Básica de Pouso Alegre, como a Superintendente Regional de Ensino e presidente interina da FUVS, professora Andréa Silva Adão Reis; a coordenadora da Secretaria de Educação Municipal e Cultura, Simone Borges; além de um público composto de educadores da rede municipal, estadual e privada.
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