Olá a todos, sou a Prof.ª Neide de Brito Cunha
Tenho um percurso acadêmico um tanto desalinhado, que vou contar a seguir!
Sou paulistana, meu ensino médio foi técnico e na área de turismo, pois sempre pensei em trabalhar nesta área. Tanto foi assim que, ainda no ensino fundamental, comecei um curso de inglês que durou cinco anos. Quando terminei esse curso eu era bem proficiente na língua.
Aí tomei gosto pelas línguas e no último ano do ensino médio, cursado num colégio Marista, em São Paulo, já prestei o vestibular da FUVEST e passei! Fui cursar Letras. Terminados os bacharelados, fui para a faculdade de educação e fiz dois anos de licenciatura em português, embora não tivesse muita pretensão de dar aulas.
Aconteceu, então, de eu passar em concurso da Prefeitura de São Paulo e começar a dar aulas à noite para o curso supletivo. Na época, Paulo Freire era secretário de educação e tive o prazer de assistir duas apresentações dele em eventos da prefeitura.
Logo depois comecei a dar aula em cursinho pré-vestibular e receber convites para dar aulas de espanhol. Daí voltei para a USP e fui fazer a licenciatura em espanhol. Depois de uns anos mudei para Bragança Paulista, onde moro, e fui convidada a dar aulas de espanhol na Universidade São Francisco (USF). No mesmo ano que entrei nessa instituição comecei a fazer o mestrado em educação e pesquisei dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita em universitários ingressantes. Terminado o mestrado, ingressei logo no doutorado em psicologia, educacional. Dessa vez, investiguei o mesmo assunto, porém com crianças. Como era formada em Letras e não era alfabetizadora, fiquei muito instigada a fazer pedagogia para conhecer melhor os problemas relativos aos problemas de aprendizagem e os relativos às dificuldades de leitura e escrita.
Logo que acabei o doutorado fui realizar um pós-doc, na UNICAMP, na faculdade de educação, em que realizei pesquisa sobre estratégias de aprendizagem e motivação para aprender na formação de professores. Assim que terminei esse pós-doc já ingressei em outro, na USF, no qual pesquisei leitura e consciência metatextual. Nesse meio tempo ministrei aulas em várias disciplinas, na USF, entre elas: português, espanhol, oficina de redação, espanhol para a terceira idade, espanhol instrumental, leitura e produção de textos (em todos os cursos da instituição, em todos os campus) e outras tantas...
Como tive bolsa de estudos, sendo uma pelo CNPq, para realizar meus dois pós-doc, resolvi nesses quatro anos cursar, concomitantemente, a pedagogia para completar meus conhecimentos na área da educação. Fiquei afastada da USF como professora durante esse tempo, mas cursando a pedagogia nesta instituição. Foi muito bom poder fazer essa graduação por puro interesse e prazer.
Foram quatro anos de muito estudo nos quais me chamavam de “pós e graduanda”. Nesses anos fiz parte de corpo editorial de revistas, consegui publicar artigos e capítulos de livros, participar de grupos de pesquisa, de congressos nacionais e internacionais e estabelecer contatos.
Algum tempo depois saí da USF e vim para a Univás, onde tenho o prazer de trabalhar com a pesquisa na maior parte do tempo! E por agora é só!
Nenhum comentário:
Postar um comentário