Foi com o filósofo Mattew Lipam que nasceu a proposta de incentivar as crianças no encaminhamento do saber filosófico. Para este autor, é preciso que os principais temas, os que fazem parte das preocupações cotidianas dos seres humanos, sejam debatidos e ensinados nas escolas de ensino fundamental e médio. Incentivar a capacidade do desenvolvimento do raciocínio lógico-filosófico é a base dos pressupostos teóricos e práticos da ideia de filosofia para crianças. Filosofar não pode ser uma atividade prioritária dos filósofos profissionais. É preciso que os indivíduos desde muito cedo possam experimentar argumentos e possibilidades de desenvolver reflexões a partir de questões enfrentadas pelos sujeitos históricos. A partir desse quadro problemático, Lipman buscou desenvolver uma metodologia que pudesse dar conta do processo ensino-aprendizagem dos temas geradores da filosofia. A comunidade da investigação é a forma mais indicada no trabalho-filosófico, conforme o autor preconiza. disponível em :https://www.gramma.com.br/produto/a-crianca-e-a-filosofia-por-um-filosofar-a-partir-da-infancia
Muito bom! Parabéns!
ResponderExcluirParabéns! Trabalho com a Proposta de Educação para o Pensar e a comunidade de investigação de Lipman há 27 anos!
ResponderExcluirParabéns Marcelo, muito orgulho de você!
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