quarta-feira, 18 de abril de 2018

Revista Argumentos Pró-Educação publica seu Volume 3

Foi divulgado nesta semana o Volume 3, Número 7, da Revista Argumentos Pró-Educação. Colaboraram autores vinculados a várias instituições acadêmicas.

A Revista Argumentos Pró-Educação, periódico do Mestrado em Educação da Universidade do Vale do Sapucaí-Univás, tem por objetivo publicar trabalhos que contribuam para enriquecer o conhecimento em Educação, podendo ser de três tipos: Artigo (fruto de pesquisa científica), Ensaio (decorrente de reflexões teórico-metodológicas) ou Relato de Experiência (decorrente da reflexão e problematização de uma experiência profissional). Também publica resenhas bibliográficas e entrevistas de autores nacionais e internacionais reconhecidos que possam referenciar estudos na área.

No Volume 3, os leitores encontrarão as publicações:

- O periódico Movimento da UNE (1962-1963): um canal do pensamento progressista, de Carla Torres e Maria Isabel Moura Nascimento;

- A importância do método: pesquisa qualitativa em contexto de sala de aula, de Gabriel Fortes Macedo, Nancy Ramírez e Dayse Souza;

- Práticas de formação atentas à coletividade, de Laura Noemi Chaluh, Simone Gonçalves Reganham e Keila Santos Pinto;

- Estagiários de Pedagogia na gestão universitária: do acompanhamento à relação teoria e prática, de Alan Leite Moreira e Ana Paula Furtado Soares Pontes;

- Estratégias de ensino e ferramentas interativas: indicações de professores e tutores, de Andréa Carvalho Beluce, Amanda Lays Monteiro Inácio e Katya Luciane de Oliveira;

- Teoria de Piaget: revisão sistemática da produção acadêmica no campo da educação, de Nicássia Feliciana Novôa, Simone Carla Delfino Franco e Helder Antônio Silva;

- Concepções dos professores coordenadores sobre estudantes com autismo, de Cíntia Souza Borges de Carvalho e Gabriely Cabestré Amorim;

- Contribuições das funções executivas para o desempenho acadêmico, de Cláudia Silva Carvalho e Débora Cecílio Fernandes.

Revista Argumentos Pró-Educação

O Prof. Dr. Antônio Joaquim Severino discorre sobre “A profissão docente e o cuidado com a vida” no “Especial” da Revista.

Adiante, o leitor encontrará a Apresentação - Dossiê "Instituições de educação profissionalizante no Brasil", de Eraldo Leme Batista e Meire Terezinha Müller. E ainda:

- A criação de uma escola SENAI em Campinas durante o Estado Novo, de Meire Terezinha Müller;

- IDORT: A sistematização de um projeto de Educação para a classe trabalhadora, de Eraldo Leme Batista;

- Aproximações e distanciamentos da C&T da educação dos trabalhadores nos Institutos Federais, de Marcos Aurélio Schwede e Domingos Leite Lima Filho;

- Educação, trabalho, e as dimensões históricas e ideológicas do SENAI Paraná, de Desiré Luciane Dominschek e José Claudinei Lombardi;

- Uma breve análise do ensino profissionalizante no Brasil, de Kelly Cristina Campones.

De acordo com o Prof. Dr. José Luis Sanfelice, Editor Chefe da Revista Argumentos Pró-Educação e Coordenador do Mestrado em Educação da UNIVÁS: “A todos o nosso reconhecimento pela imensa colaboração. Desejamos aos prezados leitores uma proveitosa leitura lembrando que permanecemos à disposição para as sugestões e críticas que nos enviarem”.


Boa leitura!

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