Foi divulgado nesta semana o Volume 3, Número 7, da Revista Argumentos Pró-Educação. Colaboraram autores vinculados a várias instituições acadêmicas.
A Revista Argumentos Pró-Educação, periódico do Mestrado em
Educação da Universidade do Vale do Sapucaí-Univás, tem por objetivo publicar
trabalhos que contribuam para enriquecer o conhecimento em Educação, podendo
ser de três tipos: Artigo (fruto de pesquisa científica), Ensaio (decorrente de
reflexões teórico-metodológicas) ou Relato de Experiência (decorrente da
reflexão e problematização de uma experiência profissional). Também publica
resenhas bibliográficas e entrevistas de autores nacionais e internacionais
reconhecidos que possam referenciar estudos na área.
No Volume 3, os leitores encontrarão as publicações:
- O periódico Movimento da UNE (1962-1963): um canal do
pensamento progressista, de Carla Torres e Maria Isabel Moura Nascimento;
- A importância do método: pesquisa qualitativa em contexto
de sala de aula, de Gabriel Fortes Macedo, Nancy Ramírez e Dayse Souza;
- Práticas de formação atentas à coletividade, de Laura
Noemi Chaluh, Simone Gonçalves Reganham e Keila Santos Pinto;
- Estagiários de Pedagogia na gestão universitária: do
acompanhamento à relação teoria e prática, de Alan Leite Moreira e Ana Paula
Furtado Soares Pontes;
- Estratégias de ensino e ferramentas interativas:
indicações de professores e tutores, de Andréa Carvalho Beluce, Amanda Lays
Monteiro Inácio e Katya Luciane de Oliveira;
- Teoria de Piaget: revisão sistemática da produção
acadêmica no campo da educação, de Nicássia Feliciana Novôa, Simone Carla
Delfino Franco e Helder Antônio Silva;
- Concepções dos professores coordenadores sobre estudantes
com autismo, de Cíntia Souza Borges de Carvalho e Gabriely Cabestré Amorim;
- Contribuições das funções executivas para o desempenho
acadêmico, de Cláudia Silva Carvalho e Débora Cecílio Fernandes.
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Revista Argumentos Pró-Educação |
O Prof. Dr. Antônio Joaquim Severino discorre sobre “A
profissão docente e o cuidado com a vida” no “Especial” da Revista.
Adiante, o leitor encontrará a Apresentação - Dossiê "Instituições de
educação profissionalizante no Brasil", de Eraldo Leme Batista e Meire
Terezinha Müller. E ainda:
- A criação de uma escola SENAI em Campinas durante o Estado
Novo, de Meire Terezinha Müller;
- IDORT: A sistematização de um projeto de Educação para a
classe trabalhadora, de Eraldo Leme Batista;
- Aproximações e distanciamentos da C&T da educação dos
trabalhadores nos Institutos Federais, de Marcos Aurélio Schwede e Domingos Leite Lima Filho;
- Educação, trabalho, e as dimensões históricas e
ideológicas do SENAI Paraná, de Desiré Luciane Dominschek e José Claudinei
Lombardi;
- Uma breve análise do ensino profissionalizante no Brasil,
de Kelly Cristina Campones.
De acordo com o Prof. Dr. José Luis Sanfelice, Editor Chefe
da Revista Argumentos Pró-Educação e Coordenador do Mestrado em Educação da
UNIVÁS: “A todos o nosso reconhecimento pela imensa colaboração. Desejamos aos
prezados leitores uma proveitosa leitura lembrando que permanecemos à disposição
para as sugestões e críticas que nos enviarem”.
Acesse o Volume 3, Número 7, da Revista Argumentos Pró-Educação: http://ojs.univas.edu.br/index.php?journal=argumentosproeducacao&page=issue&op=view&path%5B%5D=22&path%5B%5D=showToc
Boa leitura!
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