Por Prof. Aparecida Duarte
Juliana Chiarini e eu participamos do XIV Seminário Temático “Provas e Exames e a escrita da história da educação matemática” que ocorreu em Boa Vista, Roraima, neste mês de abril. Os Seminários Temáticos ocorrem desde 2006 e participei da maior parte deles. Alguns desses eventos aconteceram em Portugal e França. Neles, um número expressivo de integrantes do Grupo de Pesquisa em História da Educação Matemática (GHEMAT) encontra-se para dialogar com pesquisadores de diversas universidades brasileiras e estrangeiras sobre um tema escolhido antecipadamente. O XIV Seminário Temático tratou de exames e provas de matemática. O próximo encontro acontecerá em 2019, em Aracaju, Sergipe, e terá como tema central os materiais escolares.
Neste evento, participei de um painel sobre a aritmética escolar. Minha parte tratou de publicações em periódicos educacionais sobre a Aritmética datados de 2013 a 2017. Também coordenei uma sessão, na qual apresentei e comentei três trabalhos enviados para o referido Seminário.
A professora Juliana Chiarini participou do evento com o artigo intitulado “Revista Educação e Revista do Ensino: apropriações da proposta centros de interesse e a presença do ensino de matemática”, trabalho comentado pela professora Dra. Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida, da Universidade Federal de Cuiabá.
Durante o Seminário Temático foi fundado o Grupo Associado de Pesquisa de História da Educação Matemática do Brasil (GHEMAT- Brasil), e eu, na qualidade de presidente da comissão eleitoral, tive a honra de dar posse ao primeiro presidente eleito, o Professor Dr. Wagner Rodrigues Valente, meu orientador de mestrado e doutorado.
Ocorreu ainda lançamento de livros. Dentre eles, a obra “Cadernos escolares e a escrita da história da educação matemática”, da qual eu e a professora Rosimeire A. S. Borges participamos com um capítulo, intitulado “Cadernos de professores que ensinaram matemática: contribuições para o estudo dos saberes a e para ensinar”.
Enfim, foi um evento muito agitado! Fiquei comovida com o acolhimento do povo roraimense, que não mediram esforços para tornar nossa estadia a mais agradável possível. A cidade de Boa Vista é moderna, linda, verdejante, florida, calma e limpa. Uma gratificante surpresa!
![]() |
Comentando trabalhos durante o XVI Seminário Temático |
![]() |
Com
Juliana Chiarini e pôster do evento científico
|
![]() |
Com um grupo de pesquisadores do Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo |
![]() |
Com o
presidente da Sociedade Brasileira de História da Matemática, prof. Iran Abreu Mendes,
da Universidade Federal do Pará.
|
![]() |
Dançando
na tribo
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário